O Jardim de Infância Turma da Mônica nasceu de um grande ideal e de uma grande paixão pela educação. 

Então em 28 de fevereiro de 1988 iniciou suas atividades o Jardim de Infância Turma da Mônica, numa casa de “meia água”, em Lages. Éramos, então, uma pequena constelação. Uma constelação de apenas 14 estrelas (entre professores e alunos), mas com uma marca muito forte, a determinação. 

Devido ao sucesso alcançado e a grande demanda em 1992 o Jardim de Infância deu lugar ao Instituto de Educação Aquarela que a partir desse ano começou a funcionar com turmas de 1º ao 5º ano de escolaridade (antigo CA à 4ª série) do Ensino fundamental. Devido a organização, dedicação e a qualidade do ensino sentiu-se a necessidade de dar continuidade a esse sucesso, implantando em 1998 o 2º segmento do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano (antigo 5ª à 8ª série). 

Com o grande sucesso alcançado, alguns anos mais tarde transformamos o 9º ano (antiga 8ª série) em curso preparatório para as Escolas Técnicas Federais e Estaduais e desde a sua implantação o número de alunos aprovados têm aumentado a cada ano. 

No ano de 2010 iniciamos mais uma etapa na educação de nossos jovens. Foi implantado o Ensino Médio (Formação Geral), que tem como meta, além de prepará-los para que sejam cidadãos atuantes, a preparação para os vestibulares e Enem. 

Desde sua fundação, o Aquarela vem aperfeiçoando o seu trabalho, adequando-o aos objetivos traçados à realidade dos alunos. Em consequência desse trabalho mantemos a confiança, a aprovação e a fidelidade da comunidade local. 

E nessa grande constelação que é o Aquarela hoje, a grande estrela são vocês, professores, coordenadores, funcionários, alunos, pais e toda a comunidade.