Tema: Frida Kahlo - Autorretrato

1) Leitura da imagem: “As Duas Fridas” (1939 –Museu de Arte Moderna da Cidade do México).

Pouco depois de se divorciar de Diego Rivera, Frida Kahlo terminou um autorretrato composto por duas personalidades diferentes. Neste quadro, ela trata as emoções envolvidas na separação e na crise matrimonial. A parte de si que era respeitada e amada por Diego Rivera é a Frida mexicana, com roupas tejunhana, enquanto a outra Frida tem um vestido mais europeu. Os corações das duas mulheres estão expostos e ligados um ao outro por apenas uma artéria. A parte rejeitada europeia de Frida Kahlo corre perigo de se esvair em sangue até a morte (KETTENMANN, 1994,p. 53.)

Caro(a) aluno(a) inicie uma leitura a partir das seguintes questões:

  • a) Quais são os elementos visuais presentes na obra?
  • b) Quais elementos emocionais você percebe nesta obra?
  • c) Os elementos emocionais dialogam de que maneira com a sua bagagem pessoal? Justifique.
  • d) A artista Frida Kahlo usa elementos simbólicos nesta pintura? Cite dois elementos encontrados por você e explique os mesmos.

2) A próxima tela, pintada em 1944, é profundamente ligada à vida de Frida Kahlo e ilustra seu sofrimento após a cirurgia que se submeteu na coluna vertebral. Na pintura Frida apresenta um espartilho, uma de suas marcas registradas, mas que serviam de apoio para sua recuperação. No rosto da artista percebemos a expressão de dor e sofrimento, mas, ela mantém um olhar austero e de perseverança.

Faça uma reflexão acerca do que causa dor e sofrimento em um ser humano. Após reflexão, ilustre o assunto. Para confeccionar sua obra, utilize recortes de revistas; canetinhas; tinta; giz de cera… Capriche.

OBS.: Folha do bloco de 140 g.

3) Quem é você? A ideia aqui é explorar maneiras de explicar, através de imagem, a sua personalidade. Então, é justo começar o processo pensando em “o quê” exatamente você quer mostrar.

Assim, o primeiro passo para revelar ao mundo quem você é, deve ser justamente decidir como você quer que todos o(a) percebam. Pense em roupas, livros, jogos, programas de TV, filmes e músicas que te agradam, e use isso a seu favor.

Depois de ter juntado todas as coisas que você gosta numa lista, comece a ilustrar tudo aquilo que você acha bacana e quer que as pessoas saibam. Capriche!

É Bom Demais Estudar Aqui!

Instituto de Educação Aquarela

Rua Basileu José Leal, 95 - Lages - Paracambi - RJ
(21) 2683-2544 / 3693-8090 / (WhatsApp) 98853-9438 / 98853-9435

Email: contato@iequarela.com.br

Siga @ieaquarela Curta @institutoaquarela