Entendemos que a escola é o espaço de formação do cidadão já que, através dela, o indivíduo pode se apropriar dos códigos do mundo contemporâneo acumulados pela humanidade. Além disso, é no ambiente escolar que o ser humano pode desenvolver estruturas de pensamento que o tornam sujeito de sua história, possibilitando sua atuação no mundo de forma crítica e reflexiva. O caráter formativo da escola faz dela um lugar privilegiado da constituição de seres autônomos, singulares e ao mesmo tempo cooperativos.

      Numa visão humanista e sociointeracionista, o Instituto de Educação Aquarela é uma escola que valoriza o processo de ensino e aprendizagem integral, no qual o aluno é inserido em contextos cujo propósito é fazer com que ele seja autor e ator no desenvolvimento da aprendizagem. Para isso, a instituição, através de suas aulas e uma diversidade de projetos, busca oferecer um ambiente desafiador, que permita o desenvolvimento físico, emocional, intelectual e ético dos estudantes.

      Desde o início, as crianças são estimuladas a construir sua autonomia e a conquistar competências e habilidades por meio do saber, fazer, ser e conviver, em um trabalho conjunto com a família. Com afetividade e intencionalidade educativa, as crianças e adolescentes são envolvidos no processo ensino-aprendizagem e, continuamente, valorizadas em suas descobertas e conquistas. Dessa forma, eles se tornam mais seguros e isso aumenta sua autoestima, tão importantes para aquisição de novos conhecimentos e, principalmente, para a formação da confiança na própria capacidade de aprender e de enfrentar os desafios impostos pelo convívio social.

      Desse modo, a Instituição, não baseia sua proposta pedagógica em um único método ou tendência, devido às individualidades, à multiplicidade e especificidade de cada ser e do próprio processo educacional. Por isso, busca estar sempre em movimento e estudos constantes para compreender como acontece a aprendizagem e direcionar a ação educativa na direção de conhecimentos teóricos aprofundados, ora à luz do pensamento dos grandes teóricos da Educação, destacando principalmente: Paulo Freire, Piaget, Vygotsky e Emília Ferreiro, ora, utilizando contribuições de novas vertentes e novas metodologias do contexto educacional e social marcado por constantes contribuições tecnológicas e digitais.

      Em sua proposta, a Instituição preocupa-se com a preparação do jovem para o mundo, pois ao chegar ao Ensino Médio, prestes a alcançar a vida adulta, os alunos consolidam a formação humana e integral que os acompanharam desde a Educação Infantil. Estes jovens representarão, no futuro, uma sociedade mais crítica, já que foram formados não para serem apenas peritos nas diversas áreas do conhecimento, mas sim cidadãos responsáveis e livres, capazes de aplicar o seu conhecimento em ações que vão além dos muros da escola. Desse modo,  através de uma visão de curso preparatório, a escola oferece ao adolescente uma preparação que o ajudará na escolha de sua carreira, no ingresso na universidade e, posteriormente, na entrada no mercado de trabalho, por se tratar de uma fase repleta de desafios, onde os alunos se deparam com exames de ingresso na Universidade.  Porém, o jovem que recebeu, desde sua base, já na Educação Infantil, uma formação humana e integral, tende a ter mais facilidade nos principais exames do país que, há muitos anos, priorizam os candidatos que possuem habilidades mais significativas como, pensamento lógico e criativo, com capacidade de interpretar textos, de aplicar conceitos e de fazer relações entre as diferentes áreas de conhecimento.

      Nossa proposta pedagógica, portanto, possui ao mesmo tempo, um eixo de criatividade e outro de controle das ações empreendidas no interior da escola, possibilitando a construção de uma identidade própria aos alunos do Instituto de Educação Aquarela, baseada na reflexão, na crítica, nas relações interpessoais, na ética e na seriedade - elementos fundamentais para a conquista de uma educação de qualidade.

 

 

 

Venha Para o Aquarela

Agenda 2018

Cantinho dos Pais

Curta a Nossa Fanpage