OBJETIVOS GERAIS

Os objetivos gerais que serão apresentados a seguir, de acordo com o RCN, apontam para:

  • desenvolver  uma  imagem  positiva  de  si,  atuando  de  forma  cada  vez  mais  independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
  • descobrir  e  conhecer  progressivamente  seu  próprio  corpo,  suas potencialidades  e  seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria    saúde e bem estar;
  • estabelecer  vínculos  afetivos  e  de  troca  com  adultos  e  crianças,  fortalecendo  sua  autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
  • estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo, aos poucos, a articular  seus interesses e pontos vista com os dos demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
  • observar  e  explorar  o  ambiente  com  atitude  de  curiosidade,  percebendo-se  cada  vez  mais como integrante, dependente a agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
  • brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
  • utilizar  as  diferentes  linguagens (corporal,  musical,  plástica  ,oral  e  escrita)  ajustadas  às diferentes   intenções   e   situações   de   comunicação,   de   forma   a   compreender   e   ser compreendido,  expressar  suas  ideias,  sentimentos,  necessidades  e  desejos  e  avançar  no  seu processo   de   construção   de   significados,   enriquecendo   cada   vez   mais   sua   capacidade expressiva;
  • conhecer  algumas  manifestações  culturais,  demonstrando  atitudes  de  interesse,  respeito  e participação diante delas e valorizando a diversidade.

 


PRESSUPOSTOS PEDAGÓGICOS DO ENSINO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

     A Educação Infantil deve oferecer às crianças condições para que a aprendizagem acorra em atividades  cotidianas,  como  as  brincadeiras  e,  também,  naquelas  provocadas  por  situações pedagógicas intencionais, orientadas e mediadas pelo professor, tornando-as significativas.
     O  processo  de  construção  de  aprendizagens  significativas  requer  da  criança  uma  intensa atividade interna, pois consiste em estabelecer relações entre o que a criança já sabe e aquilo que é novo.
     Cabe, portando, ao professor referenciar, na sua prática educativa, os conhecimentos que as crianças possuem, oriundos das experiências sociais, afetivas e cognitivas.
     A escola, de forma sistemática, tem a incumbência de planejar e  organizar  a  sua  prática educativa   dentro   desta   perspectiva   construtivista,   promovendo,   assim,   a   aprendizagem significativa e o desenvolvimento das capacidades e potencialidades da criança.
     Por esse caminho, acreditamos numa escola que visa à formação de cidadãos críticos e pró-ativos, responsáveis e que respeitam os princípios democráticos. Desse modo, propõe-se criar  condições  para  o  desenvolvimento  integral  das  crianças a partir de uma  prática  educativa  que  propicie  o  desenvolvimento  de  cada capacidade: física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social, devendo  considerar  diferentes  habilidades,  interesses  e  maneiras de  aprender de acordo com os eixos orientados pelos RCNs: Movimento, Linguagem Oral e Escrita, Música,Natureza e Sociedade, Identidade e Autonomia, Artes Visuais, Matemática, abaixo discriminados a partir das orientações do MEC.

 


HORÁRIOS

1º  TURNO:
1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL -  7:30 ÀS 11:40 HORAS
6º AO 8º ANO -  7:00 ÀS 12:30 HORAS
9º ANO E ENSINO MÉDIO  - 7:00 ÀS 13:20 HORAS

2º TURNO
EDUCAÇÃO INFANTIL  - 13:00 ÀS 16:50 HORAS
1º ANO -  13:00 ÀS 17:00 HORAS
2º AO 5º ANO – 13:00 ÀS 17:10 HORAS

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