O CURSO

     No 2º segmento do Ensino Fundamental trabalha conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais essenciais a esse nível de ensino, levando em conta as características cognitivas e sócio-emocionais dos alunos.

     Nesse momento educativo do aluno a meta é desenvolver, de forma equilibrada, conhecimentos que amplie o universo do educando e faça com que ele consiga interagir com as questões sociais e culturais. Dessa forma, as propostas de atividades individuais e/ou coletivas desenvolvidas, têm por objetivo levar o aluno a pensar, a questionar, a discutir, a argumentar, a buscar soluções, a intervir em múltiplas realidades, a fim de atuar na sociedade com senso crítico.

 

     Nesse sentido consideramos:

  • Os princípios científicos que fundamentam a área do conhecimento;
  • As orientações legais propostas no referencial Curricular Nacional, nos Parâmetros Curriculares para o Ensino fundamental;
  • Temos como grade curricular fundamental as disciplinas de: Língua Portuguesa I e II ( Gramática e Produção de texto), Artes, Educação Física, Matemática I e II( Álgebra e Geometria), Ciências, História, Geografia, Inglês, Espanhol.



     As turmas do 6º , 7º e 8º realizam durante o ano letivo quatro simulados , no qual a escola denomina de VESTIBURELA.

     Trata-se de simulados periódicos realizados com o intuito de aproximar os alunos do 6º ao 8º ano da realidade dos concursos. Esses simulados são organizados com questões extraídas de provas de vestibulares, das escolas técnicas e militares.

     Essas questões são adaptadas ao nível de cada ano de escolaridade e reunidas em um caderno de provas que se constitui de uma parte objetiva e outra com questões discursivas e redação, sendo o resultado expresso em um cartão resposta nos moldes dos concursos oficiais.

     Essas provas acontecem aos sábados a cada bimestre.

 

9º ano - preparatório

     Visando preparar nossos alunos para enfrentarem os desafios das provas de ingresso no CTUR e IFRJ implantamos o 9º ano preparatório.

     A carga horária desta turma é diferenciada. As aulas acontecem de segunda a sexta - feira no horário da manhã com as disciplinas inerentes ao programa do 9º ano e duas vezes por semana no contra turno complementando os conteúdos relacionados aos concursos.

     A turma do 9º ano tem um sistema de avaliação  vigoroso contendo  simulados , testes, avaliações com  questões extraídas dos concursos  e trabalhos que incute no aluno o compromisso de estudar diariamente.

 

 


HORÁRIOS

Turno da Manhã Turno da Tarde
6º , 7º e 8º anos

Entrada:

7:00 horas

Saída:

12:30 horas

9º ano - 2ª , 4ª e 6ª feiras

Entrada:

14:00 horas

Saída:

18:20 horas

9º ano - 2ª , 4ª e 6ª feiras

Entrada:

7:00 horas

Saída:

10:50 horas

 
9º ano - 3ª e 5ª feiras

Entrada:

7:00 horas

Saída:

13:20 horas

 

Obs: Os portões são abertos dez minutos antes da entrada de cada turno.

 

As segundas-feiras todas as turmas são organizadas em filas e é executado o Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Paracambi.

 

a) A tolerância para o horário de chegada do aluno é de até 10 minutos.

O aluno que não cumprir o horário levará uma advertência da coordenação.

Até o terceiro atraso no mês, o aluno poderá entrar no colégio devendo permanecer em local determinado pelo coordenador de disciplina, aguardando o início da segunda aula. Nesse horário de espera o aluno deverá realizar uma atividade solicitada pelo colégio. A finalidade é não deixá-lo com tempo ocioso.

No quarto atraso os pais serão notificados pela coordenação através de telefone e por escrito e o aluno não poderá assistir às aulas daquele dia.

b) Após o horário de entrada e ingresso da turma em sala, não será permitido que a professora/professor se ausente para atendimento de responsáveis. O atendimento aos responsáveis será feito em horário marcado e com registro na agenda ou através de comunicado.

c) O horário de saída também deverá ser respeitado, e em caso de eventual atraso do responsável a escola deverá ser informada imediatamente.

d) O aluno só será liberado antes do término do horário de aula se comunicado por escrito a escola ou, em imprevistos, através de telefone, após checagem.

e) A professor (a) só liberará o aluno com o responsável ou por uma pessoa autorizada pelo mesmo, através de registro por escrito ou, em imprevistos, por telefone, após checagem.

f) Em caso de atraso do aluno por motivo de exames de laboratório ou consulta médica, a escola deverá ser informada.

g) Em caso de atrasos eventuais por motivos quaisquer, o responsável deverá comunicar a escola através da agenda escolar ou, através de telefone.

 


 

--- LISTA DE MATERIAIS ---

 


 

--- CALENDÁRIO DE PROVAS ---

 

 

 

Venha Para o Aquarela

Cantinho do Professor

Cantinho dos Pais

Curta a Nossa Fanpage