No 2º segmento do Ensino Fundamental trabalha conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais essenciais a esse nível de ensino, levando em conta as características cognitivas e sócio-emocionais dos alunos. 

 

Nesse momento educativo do aluno a meta é desenvolver, de forma equilibrada, conhecimentos que amplie o universo do educando e faça com que ele consiga interagir com as questões sociais e culturais. Dessa forma, as propostas de atividades individuais e/ou coletivas desenvolvidas, têm por objetivo levar o aluno a pensar, a questionar, a discutir, a argumentar, a buscar soluções, a intervir em múltiplas realidades, a fim de atuar na sociedade com senso crítico. 

 

Nesse sentido consideramos: 

» Os princípios científicos que fundamentam a área do conhecimento; 

» As orientações legais propostas no referencial Curricular Nacional, nos Parâmetros Curriculares para o Ensino fundamental; 

Temos como grade curricular fundamental as disciplinas de: Língua Portuguesa I e II ( Gramática e Produção de texto), Artes, Educação Física, Matemática I e II( Álgebra e Geometria), Ciências, História, Geografia, Inglês, Espanhol. 

 

As turmas do 6º , 7º e 8º realizam durante o ano letivo quatro simulados , no qual a escola denomina de VESTIBURELA. 

Trata-se de simulados periódicos realizados com o intuito de aproximar os alunos do 6º ao 8º ano da realidade dos concursos. Esses simulados são organizados com questões extraídas de provas de vestibulares, das escolas técnicas e militares. 

Essas questões são adaptadas ao nível de cada ano de escolaridade e reunidas em um caderno de provas que se constitui de uma parte objetiva e outra com questões discursivas e redação, sendo o resultado expresso em um cartão resposta nos moldes dos concursos oficiais. 

Essas provas acontecem aos sábados a cada bimestre. 

 

9º ano - preparatório 

Visando preparar nossos alunos para enfrentarem os desafios das provas de ingresso nos Colégios Técnicos e Militares, implantamos o 9º ano preparatório. 

Essa turma conta com uma equipe de professores especializados, que passam por revisão de currículo e entrevista com a Coordenação do Curso a fim de garantirmos a qualidade e o nível do trabalho. 

A carga horária desta turma é diferenciada. As aulas acontecem de segunda a sexta - feira no horário da manhã com as disciplinas inerentes ao programa do 9º ano e três vezes por semana no contra turno complementando os conteúdos relacionados aos concursos. 

Buscamos com esse trabalho preparar os estudantes para as provas do CTUR, CEFET, IFRJ, Colégio Militar, Escola técnica Oswaldo Cruz. Também oferecemos um atendimento de Orientação Educacional, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento cognitivo e emocional do aluno. 

A turma do 9º ano faz quatro simulados durante o ano letivo. Esses simulados são baseados em questões extraídas dos concursos.

REGIMENTO